24.5.09

O sabor da Melancia




não tenho um tostão
mas coração isso tenho
e este coração te afianço
é amoroso e caloroso
mas tão triste e desgraçado
fui tantas vezes traída
por homens brutais
e esgotados
tantas vezes humilhada
e portanto
aconteça o que acontecer
desistiria de tudo
antes de voltar
a entregar o meu coração
e assim
acabou-se

não tenho um tostão
a alma venderia
para manter puro o meu coração

aqui, a melancia serve de código aos namorados, permite exprimir aquilo que não conseguimos dizer: uma melancia amarela pequena, significa que são só bons amigos; uma grande melancia vermelha, significa que estão loucos de amor; e os melões normais, não obstante o seu tamanho reduzido, são reservados para as mais ardentes das paixões.

duma misógina romântica gritante, mas assim mesmo, intrigante. obrigatório ver sem pudor.

a memorável cena final que muitos irão rejeitar, mais do que uma transgressão surrealmente erótica, representa para mim, uma expressão de Amor que se insere perfeitamente no contexto de Tsai Ming-liang. Uma reformulação de elementos apresentados ao longo do filme, num extravagante momento de conexão.

sumo de melancia, pura lúruria em estado liquido.